O Ciclo Preventivo no Varejo
Com os acontecimentos recentes na economia do Brasil a Prevenção de Perdas ganhou notória importância na lucratividade dos varejistas, pois se perdem menos, lucram mais.
No entanto, muito ainda se confunde prevenção de perdas com reação a perdas, ou seja, as ações tomadas para a prevenção e mitigação das perdas e as ações tomadas após a identificação das perdas. Diante disso e com base no Pentágono de Perdas, elaborei algumas etapas do Ciclo Preventivo que contribuem para a exemplificação e entendimento das ações preventivas e reativas.
O Ciclo Preventivo no Varejo é composto por:
-
Identificação das perdas;
-
Localização dos “ralos”;
-
Planejamento de melhorias;
-
Implantação das melhorias;
-
Monitoramento.
Identificação das Perdas
A etapa de identificação das perdas corresponde ao conhecimento e entendimento do que o varejista perde fisicamente. Essa informação pode ser conseguida com a realização de inventários periódicos, por exemplo.
Localização dos “ralos”
Após a identificação das perdas é de suma importância localizar os “ralos” de perdas, ou seja, por onde essas mercadorias somem.
Planejamento das melhorias
Muito bem! Já identificamos as perdas e localizamos os “ralos” de perdas. Agora, precisamos planejar as ações de melhorias para mitigação das perdas. Recomenda-se nessa etapa um brainstorming com a liderança das áreas envolvidas para estudo de melhorias em processos, job rotation de funcionários e implantação de sindicância para apuração de fraudes caso necessário.
Implantação das melhorias
Nessa etapa tudo que foi definido no planejamento é colocado em prática.
Monitoramento
Na etapa de monitoramento, todas as ações planejadas e executadas são monitoradas para identificação das melhorias e ajustes necessários.
Por fim, o Ciclo Preventivo no Varejo não termina na etapa de monitoramento, pois novo ciclo de identificação, localização, planejamento, implantação e monitoramento deve ser inicializado sucessivamente para a melhoria contínua de processos e redução de perdas.
Autor: Jefferson Fernandes, 15 anos de experiência no varejo brasileiro, especialista na gestão de projetos, atuou nos maiores players do segmento farmacêutico e supermercadista. Autor de diversos artigos sobre Compliance, Riscos e Prevenção de Perdas, possui formação em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Riscos e Fraudes Empresariais.
Contato: j.fernandes123@gmail.com
Telefone: (11) 99597-6468
[huge_it_slider id=”3″]